terça-feira, abril 13, 2021

Comunicar de maneira eficiente em evento online

Que tal aprender a se comunicar de maneira eficiente em meio aos excessos de informação. Programa engloba mais de 10h de treinamento ao vivo

O meio digital é bombardeado com informações de todos os lados diariamente, seja nas redes sociais ou nos diversos sites disponíveis.

Em meio aos excessos, saber se comunicar de maneira eficiente e estratégica é o que traz resultados perceptíveis, já que a comunicação é uma habilidade essencial que está cada vez mais requisitada.

Esse é o grande desafio da era da informação, dialogar e ser ouvido apesar dos múltiplos estímulos. Também é tema da turma 2 do programa 3Ps da Comunicação: Preparação, Prática e Presença, evento online que terá mais de 10 horas de aulas ao vivo.

Segundo Vívian Cristina Rio Stella, doutora em Linguística pela Unicamp, idealizadora do curso dos 3Ps e autora do livro “Comunicação Eficiente” (Editora Aberje), as pessoas acreditam que se comunicar bem é falar corretamente a gramática, mas isso é um mito. “Eu procuro trabalhar a estratégia de comunicação, a abordagem do tema e o storytelling, como construir histórias que façam sentido”, explica.

A partir dos 3Ps, a especialista criou o programa online voltado para as pessoas que buscam uma comunicação mais assertiva em suas atuações. A proposta é adequar a comunicação falada ou escrita aos contextos de cada participante, enfatizando a escuta, a confiança e a autenticidade do orador, aspectos que contribuem para que a mensagem seja melhor compreendida. Em cada P, Vivian revela alguns pontos relevantes:

P de Planejamento: A primeira dica é planejar em analógico, pensar qual mensagem quer passar, qual é o objetivo da comunicação e para quem ela será feita. De acordo com a linguista, planejar em analógico significa pegar vários post-its, distribuir as ideias e depois pensar quais daquelas ideias servem para a platéia.

P de Prática: Antes de criar uma apresentação ou qualquer outra comunicação, é preciso refletir sobre o roteiro. Existem técnicas para começar com impacto, como deixar a mensagem já em destaque no começo, contextualizar as informações, estabelecer uma conexão com o público e não usar piadinhas. Depois vem o desenvolvimento das ideias (metáforas, recursos visuais) e, por fim, a conclusão com o resumo da informação principal.

P de Presença: “O gesto é a janela do pensamento, então está liberado, tem a ver como você processa o seu pensamento. O que não pode? Excesso de gestos”, resume. Ao mesmo tempo, o P de presença tem que estar atrelado a identidade do orador, que traz a ideia da autenticidade.

Os participantes da segunda turma do programa 3Ps da Comunicação, que terá início no próximo dia 01 de fevereiro, ganharão um exemplar da obra ‘Comunicação Eficiente’. O curso também contará com ebooks, vídeos, desafios e aulas extras para complementar o processo de aprendizagem.

Serviço

Curso 3Ps da Comunicação: Preparação, Prática e Presença Turma 2
Data: De 01 de fevereiro a 08 de março
Local: Evento online via Zoom
Inscrições e informações: https://www.sympla.com.br/3ps-da-comunicacao-preparacao-pratica-e-presenca-turma-2__1077245

Sobre a VRS Academy

Consultoria de aprendizagem corporativa há 7 anos no mercado. A partir de palestras, rodas de conversas, jornadas e workshops customizados para as empresas, a VRS se pauta pelo conceito de Lifelong Learning – aprender é para toda a vida.

Com a convergência de mídias, a consultoria realiza diversas ações que estimulam a interação efetiva dos participantes, saindo do piloto automático e construindo as competências necessárias.

A VRS conta com uma rede de facilitadores que têm experiências tanto no universo acadêmico quanto no corporativo. As ações da consultoria são integradas, utilizando técnicas didáticas, inovadoras e criativas.

www.vrsacademy.com.br/
www.instagram.com/vrs_academy/
[email protected]
(11) 97149-9950

Sobre Vivian Rio Stella

Doutora em linguística pela Unicamp, com pós doutorado pela PUC-SP, especialista em comunicação. Idealizadora da VRS Academy. Professora da Casa do Saber, da Aberje e da Casper Líbero.

Começou a realizar textos e produzir materiais didáticos e a dar curso sobre redação e e-mails, e do mundo academia queria migrar para o mundo corporativo. Passou anos como consultora até que montou a VRS para ministrar seus próprios cursos e empreender com liberdade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Instagram

dicas da redação

Indústria 4.0: Ajinomoto eleva produtividade em 67% com robôs

Chegada a indústria 4.0 a tecnologia foi implantada na linha dos temperos SAZÓN®, na fábrica de Limeira, em São Paulo Multinacional de alimentos e referência...

Loki, Marvel lança novo trailer da nova série do Disney+

Loki estreia em 11 de junho no Disney+ Em Loki, da Marvel Studios, o vilão da mitologia nórdica interpretado por Tom Hiddleston retorna como Deus da Travessura em...

Ampliação de crédito para pequenas empresas industriais

Ampliação de crédito, startup recebe aporte para ampliar crédito barato para pequenas e microindústrias brasileiras Dados do SEBRAE de 2019 apontam que 82% das pequenas...