Indústria 4.0
Indústria 4.0

Chegada a indústria 4.0 a tecnologia foi implantada na linha dos temperos SAZÓN®, na fábrica de Limeira, em São Paulo

Multinacional de alimentos e referência em aminoácidos, a Ajinomoto do Brasil tem como compromisso entregar produtos de alta qualidade aos consumidores, investindo constantemente em tecnologia e inovação.

Para otimizar a produção dos temperos SAZÓN®, marca líder em vendas na categoria, a empresa decidiu apostar no ambiente integrado com humanos e robôs de última geração, instalados na fábrica de Limeira, uma das quatro plantas industriais da companhia, localizada no interior de São Paulo.

A instalação dos robôs colaborativos resultou em números expressivos: em três meses, a produtividade do processo de paletização na linha dos temperos SAZÓN® aumentou 67%. Em um futuro próximo, a empresa pretende adotar outros recursos, como armazém automatizado e empilhadeiras autônomas, que dispensam o controle de motoristas. A iniciativa faz parte de uma série de modernizações na Ajinomoto do Brasil alinhadas ao conceito de Indústria 4.0, que abrange inteligência artificial, robótica avançada e internet das coisas (IoT).

Indústria 4.0

Conhecidos como robôs colaborativos ou cobots, eles lembram braços mecânicos que auxiliam em tarefas de maior precisão, garantindo força e agilidade. “Além da otimização nos processos, a grande vantagem é que os aparelhos são monitorados e controlados por pessoas. Eles são versáteis e podem atuar lado a lado com funcionários, sem gerar riscos e reduzindo as chances de acidentes”, explica o diretor da Ajinomoto do Brasil, Fabio Misawa.

De acordo com o executivo, os negócios da multinacional no Brasil crescem a cada ano, o que demanda a expansão de linhas nas fábricas e o aumento de turnos. “As soluções tecnológicas chegaram para agregar e realmente facilitar nosso dia a dia, mas não irão substituir o trabalho humano”, afirma Misawa, reforçando que os funcionários envolvidos no setor foram realocados em outras funções.

 

Na Ajinomoto do Brasil, a tecnologia de robôs colaborativos e sistema automático de paletização têm assinatura do Grupo Cassioli. “Foi um prazer desenvolver a iniciativa junto à empresa, com a qual também estamos implementando um segundo projeto ainda mais ambicioso e queremos garantir que essa parceria continue, dado o sucesso e satisfação mútua da primeira instalação”, diz o diretor comercial da Cassioli Brasil, Alessandro Crema.

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto do Brasil se empenha em oferecer produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO™ e o azeite de oliva tipo único TERRANO™, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD, produto composto por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. A Ajinomoto, multinacional japonesa com sede em Tóquio, é referência mundial em aminoácidos. O Grupo Ajinomoto obteve um faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,4 bilhões no ano fiscal de 2019. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

 

Sobre o Grupo Cassioli

O Grupo Cassioli é um grupo internacional que fornece soluções de engenharia de plantas para manuseio e automação industrial. Com três unidades de produção (Itália, Brasil e Polônia), escritórios e parceiros comerciais espalhados pelo mundo, é especializado em fornecer soluções para atender às necessidades específicas do cliente. A Cassioli projeta e fabrica uma ampla gama de sistemas automáticos: da produção à montagem, embalagem, classificação e armazenamento, os sistemas Cassioli permitem que a empresa moderna acelere significativamente todas as fases do processo, agilizando os procedimentos e alcançando uma incrível economia de tempo e custos. Os espaços reduzidos e a necessidade de uma solução que pudesse coexistir com o operador humano estimularam o tradicional espírito criativo da Cassioli a desenvolver um sistema colaborativo, estudado em detalhes tanto do lado mecânico como do software, colocando em prática as teorias da indústria 4.0.

ACESSE + CONTEÚDOS SOBRE 👇🏼
#TECNOLOGIA  #REDESSOCIAIS  #APLICATIVOS  #LITERATURA
#EVENTOS  #EMPREENDEDORISMO  #FILMES  #SÉRIES  #GAMES