Entenda o significado de cada um desses modelos de negócios e como eles já fazem parte do dia a dia de quem trabalha com marketing digital

Diversos setores do mercado estão passando por profundas transformações por conta da tecnologia e com o segmento do marketing não é diferente. Aqui, dois modelos podem ser apontados como os protagonistas da revolução tecnológica do setor. Tratam-se das Martechs e as Adtechs. Enquanto a primeira engloba tudo que tem a ver com marketing, do planejamento até a execução e monitoramento de ações, as Adtechs focam especificamente na publicidade digital, conhecida como anúncios ou ads.

Ricardo Meneghini, Head de Vendas da agência digital full service Raccoon, explica como esses dois modelos funcionam e o impacto que trazem às empresas. “Martechs possuem uma vasta área de atuação, e cada uma traz recursos específicos que ajudam todo tipo de negócio. Pode ser que uma facilite a coleta e análise de dados, por exemplo, e outra seja um sistema de gestão próprio para profissionais de marketing. De qualquer forma, são Martechs. Já as Adtechs têm um escopo mais reduzido, mas também podem trazer alguma variedade. Elas lidam com gerenciamento de campanhas, produção e otimização de anúncios e monitoramento de resultados”, explica.

Considerando a importância de todas essas aplicações, é possível e até recomendado que as empresas utilizem os dois modelos: as Martechs, por auxiliarem na tomada de decisões e na gestão das estratégias de marketing; e as Adtechs, por ajudarem na operação e visualização das mídias pagas. “Quer mais agilidade na manutenção de campanhas? Uma Adtech seria útil. Precisa de mais clareza nas estratégias? Uma Martech pode deixar as coisas mais claras”, pontua.

A utilização dessas ferramentas é especialmente indicada quando há pouco acesso a profissionais de tecnologia no time da empresa. A busca por inovação e otimização de processos é um passo importante para o desenvolvimento dos negócios. Contudo, mais do que escolher qual opção contratar, é fundamental ter um planejamento firme por trás da decisão.

“Martechs e Adtechs não são fórmulas, são apenas modelos de negócios cujas ferramentas podem ser úteis se aplicadas de maneira correta. Se a empresa não sabe como usá-las, acaba não recebendo um retorno interessante, e pode até adquirir a toa algo que não faz sentido para aquele momento. O investimento não vale a pena se não houver uma boa estratégia para sustentá-lo. A ferramenta certa pode ser essencial, mas o marketing não depende só dela”, conclui Ricardo.

Sobre o Grupo Raccoon

A Raccoon é um grupo de agências digitais full service que atua como um parceiro estratégico em toda a cadeia digital. Com o cliente ao centro, a empresa atua no modelo 360 °, que envolve serviços de marketing digital (SEO, mídia inbound e performance), inteligência de mercado e soluções de infraestrutura como consultoria, mídia programática, brandformance, aplicativos e desenvolvimento de e-commerce na plataforma VTEX.

A agência tem mais de 800 funcionários, 200 grandes clientes – entre eles Natura, Seara, XP Inc., Google, Nubank, C&A, Grupo Big. Yduqs – e  uma das mais importantes parceiras do Google e Facebook no Brasil. Atualmente, é uma das maiores agências digitais da América Latina e acumula prêmios nacionais e internacionais ao longo dos anos, entre eles, quatro Google Partner Awards, sendo um deles TOP 3 da América Latina. Mais informações: www.raccoon.ag.

*O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial dos editores e nem do conselho editorial do portal.

💻 ACESSE + CONTEÚDOS SOBRE 👇🏼

#TECNOLOGIA  #STARTUPS  #APPS  #CLEAN ENERGY  #NAS REDES

#CINEMA  #SÉRIES  #GAMES  #LITERATURA  #EVENTOS