●       Luiz Neto, fundador da plataforma InnovationIntelligence, trabalha com inovação corporativa há mais de 5 anos no Vale do Silício e desenvolveu a maior base de dados do mundo desse ecossistema com mais de 250 mil startups, 20 mil delas brasileiras

●       Após rodada anjo, a empresa acaba de fechar rodada pré-seed com investimento da The Bakery, Falconi, Alvarez &Marsal (fundo Next A&M) e Smart Money Ventures

Luiz Neto, fundador da Innovation Intelligence 

Quem são, onde estão, quanto receberam de investimento e que soluções oferecem as mais qualificadas startups dos quatro cantos do planeta? O empreendedor brasileiro Luiz Neto, radicado no Vale do Silício há cinco anos, criou uma tecnologia para coletar essas informações de forma mais eficiente e hoje comemora um marco: sua empresa Innovation Intelligence, fundada em março de 2020, se tornou o maior banco de dados online de startups do mundo, com mais de 250 mil soluções cadastradas (20 mil delas brasileiras) e uma seleção valiosa: todas receberam investimentos de venture capital e, portanto, são “validadas” pelo mercado.

Com a meta de alcançar, em 2024, um faturamento anual de 100 milhões de dólares (cerca de 500 milhões de reais), a empresa acaba de receber um aporte pré-seed após um primeiro investimento anjo no ano passado. A nova rodada conta com os escritórios no Brasil e em Londres da empresa global de inovação corporativa The Bakery, ao lado da Falconi– consultoria para geração de valor por meio de soluções em Gente e Gestão (através do seu escritório nos Estados Unidos) –, Alvarez & Marsal (fundo Next A&M) e Smart Money Ventures (do cofundador da Movile/iFood, Fábio Póvoa, e da MC1, César Bertini).

Criada para ser o “Google das Startups”, a Innovation Intelligence tem como um dos principais diferenciais a busca semântica por contexto. “Assim como no Google, por meio de inteligência artificial, o sistema amplia o escopo das palavras digitadas no campo de buscas para encontrar resultados e entende o contexto do que está sendo procurado para trazer os melhores resultados”, diz Luiz Neto, que tem como foco principal facilitar os negócios de inovação aberta e aproximar grandes empresas de startups através dos serviços da plataforma.

Software estará disponível ao grande público em julho

No primeiro ano de existência, a Innovation Intelligence rodou em stealth mode (beta privado) para clientes selecionados como forma de validar a arquitetura do produto. Neto anuncia que, no começo de julho, lançará a nova versão aberta ao público no modelo de assinatura.

O mercado é promissor e é estimado em massivos 35 bilhões de dólares pelas empresas de venture capital Omers Ventures e Mavfield. Além do investimento dos tradicionais fundos de venture capital, existe o das grandes companhias, que buscam cada vez mais parcerias com startups para inovar, oferecer soluções com agilidade e garantir maior performance.

“As organizações poderão encontrar o que precisam a partir de uma base de 250 mil startups qualificadas. A Innovation Intelligence está posicionada para melhor entender as dores e as necessidades do usuário, mostrando resultados que às vezes ele não esperava encontrar, mas uma vez encontrados o permitam gerar insights valiosos. Por ser uma busca de contexto, a ferramenta expande possibilidades, tornando a pesquisa por soluções ou startups muito mais assertiva, rica em dados e, naturalmente, criativa. É um impulsionador de programas de inovação aberta das empresas, reduzindo riscos, esforços e gastos desnecessários”, explica o CEO e fundador da plataforma.

Sobre a concorrência, no Brasil não há soluções tão completas e entre os players americanos, o de maior destaque é o CB Insights. Neto conta que um dos motivos de ter criado a Innovation Intelligence foi a sua insatisfação com as atuais opções do mercado internacional, que segundo ele são ineficientes e não oferecem uma alta qualidade de busca.

Parceria com a consultoria The Bakery

Marcone Siqueira e Felipe Novaes, sócios e cofundadores da empresa global de inovação corporativa The Bakery

Para desbravar o mundo das startups, o usuário precisa fazer as buscas adequadas e as perguntas certas dentro da plataforma, combinando as informações encontradas com uma estratégia eficiente de inovação. Outra proposta de Luiz Neto é desenvolver projetos customizados para clientes de quem já atua como consultoria consolidada nesse ecossistema e é capaz de trazer a inteligência para o processo, como é o caso da The Bakery, investidora na rodada e parceira de negócios.

“Acreditamos na Innovation Intelligence como um catalisador da inovação e de novos negócios. Depois de encontrar soluções que dão match com seus objetivos, a corporação vai definir como se aproximar das startups, relacionar-se com elas e acolher a inovação no dia a dia. Mesmo com a solução pronta, pode ser válido realizar adaptações, estudos de viabilidade em novos mercados e testes de implementação. Nessa hora, não basta querer inovar. Tem que saber inovar”, destaca Felipe Novaes, cofundador e sócio da The Bakery no Brasil.

Assim como a The Bakery, os demais investidores também validaram a qualidade e o potencial de expansão da Innovation Intelligence. “Testamos os produtos, conversamos com investidores atuais da empresa, experts do mercado, clientes e prospects”, detalha Fábio Póvoa, managing partner da Smart Money Ventures.

Tecnologia Big Data para uma plataforma completa

Nos resultados de buscas através da Innovation Intelligence são apresentados, além do resumo da startup e área de atuação, a trajetória de seus fundadores, seus principais skills, dados de concorrentes e clientes, o histórico de investimentos e o perfil dos investidores, entre outras informações colhidas através de fontes variadas com a tecnologia de Big Data proprietária da empresa.

Um dos pontos fortes é a organização de todos esses itens. É possível visualizar uma trilha de informação, por exemplo, com as conexões entre dezenas de investidores, parceiros, clientes e corporações. Com base nos dados e no que as startups têm produzido, as empresas conseguem também identificar tendências em seus setores para definir novos investimentos.

“Existem outras empresas com bancos de dados no Brasil e no mundo que alardeiam números de startups listadas, mas que não são atualizados nem têm uma régua alta em termos de nível de maturidade do negócio e potencial de crescimento. Um pré-requisito para a startup constar na Innovation Intelligence é já ter recebido investimento de venture capital justamente porque, nessa fase, já houve análise de um investidor para identificar se o negócio é escalável, se a ideia é boa e teve aceitação no mercado”, completa Neto.

Sobre a Innovation Intelligence

A Innovation Intelligence é uma empresa de inovação data-driven. Fundada em 2020, no Vale do Silício, pelo brasileiro Luiz Neto, ela fornece, através de Deep Learning e Big Data, um sistema de busca de mais de 250 mil startups no mundo orientado para problemas e também business intelligence para a inovação. Pela plataforma, os clientes são capazes de encontrar startups promissoras para apoiar seus negócios, entender e prever tendências de inovação, rastrear a concorrência e organizar seu fluxo de trabalho. A ferramenta ainda simplifica o processo de inovação, aumenta a produtividade, economiza dinheiro e tempo, e reduz os riscos relacionados à inovação aberta. O CEO e fundador da Innovation Intelligence, Luiz Neto, foi sócio e Head of Corporate & Intelligence da StartSe, uma das Top Startups do Linkedin em 2019. Também atuou como Key Account da 3M e Account Executive na Nielsen. Graduado em Marketing pela USP e com pós-graduação em Finanças pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Nos últimos anos, através de data science e conhecimento de negócios, ajudou empresas como Itaú, Ambev, Claro e Gerdau com inovação estratégica, hackathons, pitchdays, parcerias de venture capital e corporate venture capital. Autor do livro Innovation Intelligence. Site: www.innovationintelligence.ai

Sobre a The Bakery

A The Bakery é uma empresa global de inovação corporativa, que atua com uma rede de dezenas de milhares de soluções em mais de 30 países. Considerada a primeira consultoria de inovação corporativa do mundo, foi fundada em 2012 pelos empreendedores e investidores ingleses Andrew Humphries e Tom Salmon, e trazida para o Brasil em 2017 pelos sócios Felipe Novaes e Marcone Siqueira. Com foco em inovação aberta, a consultoria ajuda corporações a inovarem de maneira rápida e eficiente, identificando desafios e oportunidades, testando e implementando soluções criadas por startups do mundo inteiro. Com escritórios em 5 países e clientes em 16, atende grandes companhias no Brasil como Natura, Santander, Vale e Sanofi Medley, e já realizou programas para Johnson & Johnson, Grupo Fleury, Servier, CCR, Usiminas, Cemig, entre outras. Site: www.thebakery.com

Sobre a Falconi

A Falconi é uma consultoria para geração de valor por meio de soluções em Gente e Gestão com tecnologia. Fundada pelo professor Vicente Falconi, é atualmente a maior consultoria de gestão da América Latina. É reconhecida por sua capacidade de transformar organizações públicas e privadas. Possui um time de cerca de 700 consultores espalhados por mais de 30 países e já atuou em mais de 6 mil projetos ao longo de 40 anos de história. Site: www.falconi.com

Sobre a Alvarez & Marsal

Empresas, investidores e entidades governamentais ao redor do mundo recorrem à Alvarez & Marsal (A&M) quando as abordagens convencionais já não são suficientes para fazer mudanças e alcançar resultados. Empresa privada desde sua fundação, em 1983, a A&M é uma empresa líder mundial em serviços profissionais, fornecendo serviços de consultoria, aprimoramento de desempenho de negócios e gestão de recuperação. Com o apoio de mais de 5 mil pessoas em quatro continentes, fornecemos resultados tangíveis para corporações, conselhos, empresas de capital privado, escritórios de advocacia e agências governamentais que enfrentam desafios complexos. Nossos líderes seniores e suas equipes ajudam as organizações a transformarem suas operações, impulsionar o crescimento e acelerar os resultados através de ações decisivas. Composta por operadores experientes, consultores de classe mundial, ex-reguladores e autoridades do setor, a A&M alavanca seu patrimônio de reestruturação para converter a mudança em ativos comerciais estratégicos, gerenciar riscos e gerar valor em cada estágio de crescimento. Desde 2019, a A&M aposta em inovação e empreendedorismo no Brasil, com a criação da plataforma de inovação BizHub e do Fundo de Venture Capital Next A&M. O foco dos investimentos são startups de modelo de negócio B2B, soluções tecnológicas e crescimento exponencial, que podem ser alavancadas pela Alvarez & Marsal e seus relacionamentos. Buscamos, por meio do Smart Money, a aceleração das nossas startups investidas e a missão é ser reconhecida como a empresa/fundo parceira das startups.

Sobre a Smart Money Ventures

A Smart Money Ventures lidera rodadas privadas de investimento de capital semente em startups nos segmentos de Fintech, Teched, Hrtech e SaaS B2B, conjugando recursos, conhecimento, experiência, melhores práticas, gestão de portfólio e networking para alavancar o crescimento exponencial. Cada rodada tem a participação de investidores seletos do seu clube de investidores, K-Pool, que contam com planejamento, tese de investimento, fluxo de oportunidades em captação, alocação garantida de capital em rodadas lideradas e ativa gestão de portfólio com reports trimestrais e engajamento para apoiar o amadurecimento e crescimento das startups investidas.

ACESSE + CONTEÚDOS SOBRE 👇🏼
#TECNOLOGIA #REDESSOCIAIS #APLICATIVOS #LITERATURA
#EVENTOS #EMPREENDEDORISMO #FILMES #SÉRIES #GAMES